Já ouvi da boca de vários publicitários que não se faz mais propaganda como antes. E eu estava lembrando de algumas clássicas propagandas do Brasil que ficaram em nossa memória e conseguiam nos emocionar e fazer vibrar com a narrativa, com a fotografia, etc. Hoje, é difícil que isso aconteça.
Lembro-me dos meus recreios no ensino fundamental, em que cantávamos o jingle dos mamíferos da Parmalat e depois colecionávamos os bichinhos de pelúcia que viraram mania nacional. E lembro-me mais ainda de “o Natal vem vindo..“, em que aquele caminhão cheinho de Coca-Cola nos dava as boas vindas com o Papai Noel (apesar de eu já não acreditar no velhinho…). Lógico que tem aquelas ainda mais famosas, mas que eu provavelmente devia estar ainda na barriga da minha mãe ou com uma chupeta na boca: a do primeiro sutiã; “compre Baton, compre Baton”; a da Folha de São Paulo com o Hitler; a série da Brastemp, Bombril, Varig; a da “pipoca e guaraná, que programa legal”!, etc. Todas essas são super bem estudadas pelos alunos de publicidade e com certeza, bem fixadas na cabeça da maioria dos brasileiros.
E quem disse que não se faz mais propaganda como antes? Washington Olivetto (W.O) nos fez relembrar destes clássicos com o mais novo comercial da escola de inglês Wizard. Ele vai ao ar na segunda quinzena de Novembro, com uma versão de 1 minuto e meio e passará nos intervalos do Jornal Nacional, Fantástico, etc.
Vendo isso, penso que ainda resta uma esperança para a publicidade, que a cada dia conta com alta tecnologia para se disseminar, mas falha na criatividade e peca no apelo emocional.
Você tá tããão publicitárias.
Cara, eu acho que fazem propagandas boas ainda. Mas essa é uma coisa que surge de tempos em tempos. Tem uma muito legal que passou a pouco tempo, acho que era de encanamento. Tinha uma musiquinha tipo assim:
“olho o mofo na parede, estica o braço pra lixar. O vazamento nao para…” Po, achava muito foda.
Gosto das propagandas da Havaianas. Gosto daquela que canta “o que faz você feliz…”
Tem um bocado bacaninha, né?
as da Havaianas são boas! a da velhinha, que foi censurada há pouco tempo é a melhor. hahaah
mas são poucas que se destacam, ultimamente. a maioria das propagandas atuais têm praticamente a mesma fórmula. e há tempos que tbm n vejo um jingle bom…
não sou eu quem vai fazer comercias geniais, mesmo pq n sou da área de criação, maaaaaas.. tenho uma esperança de que as coisas vão melhorar! :)
Ahhhhh!!
E o passarinho da GOL, hein hein!? huehueuhehueuhe #)
Olivetto é o cara mesmo… Sem condições! rs Lê o livro da W/Brasil quando folgar do tcc!! Recomendo muuuuito…
heuihuoehoehoeuheouhe
eu lembrei da do passarinho da Gol qundo tava escrevendo.. HIUHEIUHIUHEUHE
já li o livro, rimaaaan! mas acho que vou ler de novo! ;p
publicitária, ju?
depois de 7 anos na faculdade, desisti…
num é pra mim, não…
mas vc me parece ser bem afinada com o meio… caso não seja, pense!
coloquei os mamiferos como um dos meus 3 videos no orkut tem pouco tempo!!! sao imbatives mesmo
pra mim o trabalho deu certo quando suplanta a concorrência, tipo bombril ou xerox, mas é claro a marca é só o começo…
coração de poeta: siiim.. publicitária, espero eu. rs vamos vendo..
caio: vi o vídeo ontem dos mamíferos umas 10 vezes. o final é fofo demais: “tomô?”
beto: isso tem a ver com meu tcc! ano que vem te mando hahhaha
Hahuauha, eu bolei com o “Coração de Poeta”…
O grande esquema é pensar que quem faz um curso de Publicidade não precisa necessariamente trabalhar com publicidade. Até porque o mercado já tá lotado da geração que optou por esse caminho sem saber exatamente que caminho tomar.
Ouvi dizer que quem faz um curso de publicidade está preparado de uma forma geral pra encarar muitas coisas, como um curso aberto, etc. Isso demorou um pouco pra fazer sentido pra mim mas acho que faz algum sim.
Publicidade é maneiro. Glamuroso que só. Mas o “backstage” é tão “sujo” como o de qualquer departamento.